Results for 'Diogo Valadas Ponte'

53 found
Order:
  1. Redução Plena do Deôntico ao Ôntico.Diogo Lindner - 2008 - Dissertation, Universidade Federal de Santa Maria
    A presente dissertação tem como objetivo uma apresentação da proposta de Charles Kielkopf, de tradução da lógica deôntica standard em uma lógica normal alética e de seusresultados quanto à construção de um sistema de lógica deôntica que capture conceitos eprincípios kantianos como necessidade causal e as formulações do Imperativo Categórico acerca do Reino da Natureza e do Reino dos Fins. Uma vez que este processo resulta em uma interpretação de aspectos da filosofia kantiana, optou-se inicialmente por uma apresentação em linhas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. “Entre A Estupidez E A Loucura”: Implicações Éticas Do Princípio De Identidade E Do Princípio De Razão (E Algumas Alternativas Contemporâneas).Diogo Bogéa - 2018 - Aufklärung 5 (1):61-76.
    Investigation on the ethical implications of the principle of identity and of the principle of reason. The logical principle of identity (A=A), along with the principle of non­contradiction and the principle of the third middle costitute the basis of ocidental logic. However, its dominance is not restricted to logic. As the dominance of the principle of reason is not restricted to epistemology and ontology. This principles constitute a whole worldvew with serious ethical implications. We’ll try, at the end of the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O objecto e o âmbito da justiça social.Diogo Carneiro - 2016 - Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade Do Porto 33:99-108.
    Nesta comunicação exploro aquele que deve ser o objecto e o âmbito de uma teoria de justiça. Da resposta a estas duas questões depende a possibilidade de definir princípios de justiça que concebam uma sociedade justa. Assim, tenho em consideração as propostas sobre o objecto e o âmbito da justiça presentes nas teorias de Nozick (libertária), de Rawls (igualitária) e de Walzer (comunitária) e avalio topicamente cada uma das posições. Concluo tentando responder à questão: qual deve ser o objecto e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A Liberdade em Epicteto.Diogo Luz - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22):11-28.
    A concepção de mundo estoica é fundamentada por uma rede causal de relações determinadas pela natureza. O destino faz parte dessas relações, problematizando a questão da liberdade num ambiente determinista. Levando em consideração esse legado teórico, Epicteto coloca a liberdade nas escolhas do indivíduo em relação a essas determinações, que ele atribui à providência divina.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O Hábito como Exercício Filosófico em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27):81-96.
    O hábito para os estoicos deve ser entendido de modo diferente da maneira descrita por Platão ou Aristóteles. Dado que, para estes, a formação do caráter é considerada a partir de uma psicologia que aborda a alma por meio de partes distintas, tal interpretação os levou a descrever o hábito como um elemento fundamental para a educação da parte irracional da alma, enquanto a parte racional é educada por meio da razão. Para os estoicos, no entanto, o hábito se faz (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Metafísica da vontade, metafísica do impossível: A dimensão pulsional como terceiro excluído.Diogo Bogéa - 2016 - Dissertation, Puc-Rio
    Is it possible a thought that resists the temptation of an absolute basis, but also to unbridled fury calculator machination? It is also possible that a thought is put in a position to understand and also to position itself critically in relation to both nostalgic fundamentalisms, and to pure effectiveness and productivity that technoscience imposes on us? It is possible, after all, to distance itself from traditional metaphysics without falling back into naivety "anti-metaphysical" definitive and safe overcome? Is it still (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. O cosmopolitismo estoico.Diogo Luz - 2019 - In Giovane Martins Vaz, Renata Floriano de Sousa, Bruna Fernandes Ternus, Camila Palhares Barbosa & Eduardo Garcia Lara (eds.), XIX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS Vol. 3. pp. 23-30.
    Devido à racionalidade, portanto, o ser humano tem a capacidade de ampliar seus horizontes de modo a compreender a estrutura racional que o conecta com os demais seres humanos e com a dimensão espiritual do lógos. Sendo assim, de acordo com a filosofia estoica, certamente estarão fadadas ao erro quaisquer concepções políticas que não considerem essa dimensão cosmopolita que se projeta não só para toda a humanidade, mas também para uma conexão com o ordenamento natural.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Carnap’s Principle of Tolerance and logical pluralism.Diogo Dias - 2015 - Argumentos 13:225-236.
    Logical pluralism is the claim that there is more than one adequate logic. Many authors consider Carnap as one of the forerunners of logical pluralism. More than that, they claim that Carnap’s Principle of Tolerance consists in one of the first explicit formulations a logical pluralism. Nonetheless, there is little detailed investigation to evaluate if the Principle of Tolerance necessarily implies a logical pluralism, and if so, of which kind. The aim of this paper is to analyze the Principle of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. Os Sofrimentos da Alma: As Paixões sob a Perspectiva do Estoicismo ( The sufferings of the Soul: The passions under the Stoicism perspective ).Diogo Luz - 2019 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 26 (49):109-132.
    Resumo: Neste artigo exploramos a concepção estoica de πάθος, suas causas e consequências. Inicialmente abordamos o modo como as paixões se encaixam na ética estoica, uma vez que elas se mostram como impedimentos para aquele que quer viver melhor. Logo depois, analisamos os debates realizados no seio da escola, os acréscimos e os aperfeiçoamentos teóricos. Por fim, mostramos a distinção entre πάθη, προπάθειαι e εὐπαθεῖαι, pois isso propicia uma melhor compreensão da dimensão emocional da psicologia da Stoa, servindo principalmente para (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A crítica de Cicero à retórica estoica.Diogo Luz - 2020 - XX Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS, Vol 1.
    Neste texto será analisada a crítica de Cícero à retórica dos estoicos. Primeiramente é feita uma exposição da retórica estoica de acordo com os testemunhos que nos chegaram. Em seguida, são mencionadas as críticas de Cícero aos estoicos. Após isso, é argumentado que as críticas ciceronianas ocorrem em função de sua retórica ter um objetivo diferente da retórica estoica. Em vista disso, torna-se relevante perceber que os estoicos tinham motivos para se oporem à crítica de Cícero.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Spinoza e as Ciências Sociais.Diogo Luz - 2017 - Intuitio 10 (1):135-149.
    O objetivo do presente artigo é expor os motivos porque Frédéric Lordon assinala a necessidade de as ciências sociais precisarem de uma fundamentação filosófica spinozista. Para isso, inicialmente, explicitamos as carências que o filósofo encontra nos estudos sociais, e, logo depois, analisamos a forma como a filosofia de Spinoza se encaixa como base teórica de fundamentação. Demonstramos o modo como Lordon se apropria dos termos spinozistas para justificar seu insight, pois, dessa maneira, podemos esclarecer como elementos da ética de Spinoza (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Psicologia de Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Polymatheia 11 (18):90-112.
    Resumo: O presente artigo aborda a dimensão psicológica da filosofia de Epicteto. Para tal, exploramos inicialmente a distinção epictetiana entre as coisas que dependem de nós e as que não dependem, visto que é por meio dela que o filósofo separa o que é interno do que é externo. Ao fazer isso, ele foca a abordagem ética naquilo que é interno, pois afirma que é isso que depende de nós (ἐφ ̓ ἡμῖν). Dentre as ações que são ἐφ ̓ ἡμῖν, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Cicero's Criticism Of Stoic Rhetoric.Diogo Luz - 2020 - Prometheus 13 (33):423-433.
    My goal with this article is to present the elements involved in Cicero's criticism of Stoic rhetoric. First, I will present the rhetoric of the Stoics based on the testimonies we have left on these philosophers. Soon after, I will expose Cicero's criticisms of the Stoics. Next, I will argue that Cicero's criticisms arise because his proposal with rhetoric is different from the Stoics' proposal. Due to this difference, it is necessary to understand that the Stoics, on the other hand, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Os kathekonta estoicos na pandemia.Diogo Luz & Fernando Fontoura - 2020 - Diagnóstico Do Tempo: Implicações Éticas, Políticas E Sociais da Pandemia.
    Em função da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 marcou a vida de todos. Em escala global, exigiu-se da população restringir as interações físicas o que fosse possível. Ainda assim, as interações sociais permaneceram, tanto as remotas, proporcionadas pela tecnologia da internet e das comunicações, quanto as presenciais, incluindo nestas as indispensáveis ou não. Portanto, mesmo que se entenda que a pandemia tenha ocasionado restrições sociais, em muitas ocasiões talvez seja melhor dizer que ela ocasionou restrições físicas à sociabilidade. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Exercícios Filosóficos em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Intuitio 11 (2):17-33.
    O presente artigo trata do pensamento de Epicteto pelo viés do exercício (áskēsis), ou seja, por meio de práticas que conduzem ao aperfeiçoamento de quem elege para si o ofício de filósofo. Para tal, inicialmente esclarecemos o que significam os exercícios na filosofia antiga, tendo como subsídio as teses de Pierre Hadot. Logo depois, exploramos seis exercícios que consideramos centrais para o filósofo de Nicópolis, contextualizando com os ensinamentos que estão envolvidos e descrevendo as principais características de seu método. Por (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Atomismo ético de Leucipo e Demócrito.João Emanuel Diogo - 2016 - Boletim de Estudos Clássicos 61 (61):67-84.
    In this article, we start from the general thesis of theatomism – everything in the universe is composed by atoms – toassume an atomist reading of the ethical fragments of Democritus.If Leucippus and Democritus explain not only the beginning of the world, as well as the constitution of the soul and the body from therelation atom-emptiness (to be-not to be), this structure will also beapplied to the ethical maxims that we know. Despite this, the relationsoul-body is one of superiority (the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Amar a Deus e Amar a si: Imagens no Espelho da Experiência Mística em Marguerite Porete.Amanda Oliveira da Silva Pontes - 2016 - Dissertation, Ufpb, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Demystifying the Myth. Perry: Revisiting the Essential Indexical.Maria de Ponte - 2022 - Belgrade Philosophical Annual 35 (2):107-127.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Avaliações Metafísicas Aristotélico-Tomistas sobre o Acesso à Justiça.Diogo Malgueiro Espindola - 2017 - Dissertation, Puc-Sp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. TEXTOS SELECIONADOS DE FILOSOFIA DA ECONOMIA.Ramiro Ávila Peres, André Nascimento Pontes & Mariana Kuhn de Oliveira - 2022 - Pelotas - Princesa, Pelotas - RS, Brasil: Ufpel.
    Translation into Portuguese of SEP entries on Philosophy of Economics.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O Problema da Indução.Eduardo Castro & Diogo Fernandes - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    State of the art paper on the problem of induction: how to justify the conclusion that ‘all Fs are Gs’ from the premise that ‘all observed Fs are Gs’. The most prominent theories of contemporary philosophical literature are discussed and analysed, such as: inductivism, reliabilism, perspective of laws of nature, rationalism, falsificationism, the material theory of induction and probabilistic approaches, according to Carnap, Reichenbach and Bayesianism. In the end, we discuss the new problem of induction of Goodman, raised by the (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Ética e atitude filosófica em Epicteto.Diogo Da Luz - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
    O objetivo deste artigo é demonstrar como a ética proferida por Epicteto se relaciona com uma postura filosófica, mais precisamente com uma atitude filosófica. Essa atitude não é especificamente uma exigência prévia para pensar a ética filosoficamente, pois não se trata de tê-la para então começar a filosofar, mas trata-se da manifestação de autenticidade daquele que se diz filósofo, porque evidencia a real assimilação das opiniões e teorias que defende. Para Epicteto, o progresso do filósofo necessariamente está unido ao progresso (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. True Pejorative Sentences Beyond the Existential Core: On Some Unwelcome Implications of Hom and May’s Theory.Ludovic Soutif & André Pontes - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (153):757-780.
    RESUMO O presente artigo contempla uma das tentativas mais significativas e controversas de explicar o significado de pejorativos como itens lexicais, a saber, a de Hom e May. Após apresentarmos em linhas gerais a teoria, identificamos conjuntos de sentenças pejorativas que saem verdadeiras nessa teoria e para as quais a questão da sua compatibilidade com a visão por eles defendida (a chamada Inocência Moral e Semântica) permanece em aberto. Explorando o arcabouço teórico padrão da teoria dos modelos em que Hom (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. José Enes, Noeticidade e Ontologia, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, sem local, sem data. 212 pp. [Lisboa, 1999]. [REVIEW]Diogo Ferrer - 2002 - Revista Filosófica de Coimbra 11 (21):333-336.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. RELEITURAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA LÓGICA TRADICIONAL ARISTOTÉLICA NA PRÁTICA DE CLASSIFICAÇÃO DA BCI: UM EXEMPLO DE CONVERSÃO DE UM MODELO EPISTEMOLÓGICO PARA UM MODELO ONTOLÓGICO, APLICADO NA CLASSE AGRICULTURA DA CDU.Tereza Cristina Fernandes Pontes - 2020 - Dissertation, Ufmg, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Semantic Externalism. [REVIEW]Ricardo Miguel & Diogo Santos - 2016 - Disputatio 8 (42):131-137.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Collaborative Economy in Portugal: the Recent Evolution.Mela Bettega, Raul Masu & Vera Lúcia Alves Pereira Diogo - 2021 - In Andrzej Klimczuk, Vida Česnuityte & Gabriela Avram (eds.), The Collaborative Economy in Action: European Perspectives. Limerick: University of Limerick. pp. 250-262.
    In this paper, we present an overview of the collaborative economy situation in Portugal. The chapter starts by presenting a number of local platforms and services. Overall, there seems to be a concern about the risk involved in the unregulated development of rental and mobility services. Therefore, we also highlight an overview of laws and regulations concerning the sharing economy platforms, especially for renting. This paper also presents issues related to rental platforms and touristification. We also present a list of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Voir des ponts là où d’autres voient des gouffres.Gert Linthout - 2015 - Mobius 2015 (1):1-5.
    On estime que plus de 90% des innovations disruptives ont un caractère fortuit au lieu de résulter d’une recherche prédictible et justifiable.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Sull’idea di socialismo di Axel Honneth, in "Il Ponte. Rivista di politica economia e cultura fondata da Piero Calamandrei", forthcoming: LXXII, n. 6 (2016) (pdf: preview).Marco Solinas - forthcoming - Andquot;Il Ponte. Rivista di Politica Economia E Cultura Fondata da Piero Calamandrei", Forthcoming: LXXII, N. 6 (2016).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. La filosofia di Lanza del Vasto: un ponte tra Occidente ed Oriente.Antonino Drago & Paolo Trianni (eds.) - 2009 - Milan, Italy: Jaca book.
    The book is the proceeding of a conference in Pisa 12007 on the philosophy of Lanza del Vasto - the unique Western disciple of Gandhi - examined under the items: his thesis work in Philosophy (Fabris), his Greek and Christian methaphysics (Salmeri), his criticism of Hegel (Vigne), the relationship with Gandhi (Manara), Trinity (Vermorel) Indian philosophical traditioon (Trianni), his henologixcal thinking (Reale) his trinitarian metaphysics (Bertini), his mystical thinking (Vannini) a logicaL analysis of his thinking(Drago), his philosophy and theory of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Circularidade no século dezesseis: emergência da similitude na Cartinha de João de Barros e no Cathecismo de Diogo Ortiz.Adriana Duarte Bonini Mariguela - 2010 - Dissertation, University of Campinas
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. M. Panza et J.-Cl. Pont (éd.), «Les savants et l’épistémologie vers la fin du XIXe siècle». [REVIEW]Jean-François Stoffel - 1997 - Archives Internationales D’Histoire des Sciences 47 (139bis):45-46.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Fabrice Hadjadj, leitor de autores italianos.João Pedro Luz Neto & Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2022 - Teoliterária 12 (28):310-327.
    O presente artigo pretende mostrar como o filósofo e ensaísta de sobrenome árabe, origem judia e religião católica Fabrice Hadjadj se utiliza de dois autores italianos, a saber, Dante Alighieri e Lorenzo da Ponte, para aprofundar as suas reflexões sobre a noção de Paraíso. No primeiro caso, Hadjadj elabora um encontro entre Dante e Nietzsche, articulando uma compreensão de Paraíso que, na perspectiva hadjadjiana, ultrapassaria as críticas de Friedrich Nietzsche. No segundo, o autor explora o conceito de “redenção”, presente (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Mărturisitorii „filosofiei monahale”. Lucrarea nevoinţelor duhovniceşti la: Sfântul Antonie cel Mare, Sfântul Pahomie cel Mare şi Avva Evagrie Ponticul.Apostolache Ionita - 2018 - Revista Mitropolia Olteniei 8 (5-8/2018):85-95.
    The Christian life and attitude can take different forms. The monastic life is one of them and it helps us to see the world through different lens. The spiritual ascension, the ascetical or the martyric one, is an assumed life for and in Christ, the Son of God. Since the beginning, the Christian logic was against the human logic. But this was like an attraction for many pagans. To exemplify this new attitude towards life, we present the most important models (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Causalité agentive (A).Robin T. Bianchi - 2024 - Dans Maxime Kristanek (Dir.), L'encyclopédie Philosophique.
    Considérez les énoncés suivants : « La bombe a causé la destruction du pont » ; « L’explosion de la bombe a causé la destruction du pont » ; « Booth a causé la mort de Lincoln » ; et « Le tir de Booth a causé la mort de Lincoln ». Ces énoncés suggèrent que les objets, tels que les bombes ou les personnes, font partie de la catégorie ontologique des causes, au même titre que les évènements, comme le (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. La Pointure du Symbole.Jean-Yves Beziau (ed.) - 2014 - Petra.
    Dans un texte désormais célèbre, Ferdinand de Saussure insiste sur l’arbitraire du signe dont il vante les qualités. Toutefois il s’avère que le symbole, signe non arbitraire, dans la mesure où il existe un rapport entre ce qui représente et ce qui est représenté, joue un rôle fondamental dans la plupart des activités humaines, qu’elles soient scientifiques, artistiques ou religieuses. C’est cette dimension symbolique, sa portée, son fonctionnement et sa signification dans des domaines aussi variés que la chimie, la théologie, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37. Sulle tracce della malinconia. Un approccio filosofico-sociale.Marco Solinas - 2009 - Costruzioni Psicoanalitiche (17):83-102.
    The essay aims to analyse the gradual historical process of the partial overlap, replacement and expansion of the theoretical paradigm of depression with respect to that of melancholy. The first part is devoted to analysing some of the central features of the multivalent thematizations of melancholy drawn up during modernity, also with relation to the spirit of capitalism (in its Weberian acceptation). This is followed by an overview of the birth of the modern category of depression, and the process that (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A ESCRITA E A VIDA SOCIAL ENQUANTO TEORIA METAFÍSICA.Victor Mota - manuscript
    correlação filosófico da escrita, linguagem e discurso, entre a prática, praxis, nos termos filosófico e antropológico, fazendo a ponte.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. (1 other version)Animale, "transanimale" e umano nel pensiero di Hans Jonas / Animal, "transanimal" and Human in Hans Jonas' Thought.Roberto Franzini Tibaldeo - 2015 - Pensando – Revista de Filosofia 6 (11):415-435.
    Il pensiero di Hans Jonas, specie per quel che riguarda la cosiddetta “biologia filosofica”, tratta indirettamente del rapporto tra essere umano e animale. A questo riguardo, Jonas rifiuta sia l’approccio dualistico, sia quello monistico-riduzionistico e propende al contrario per una complessiva reinterpretazione del fenomeno della vita nei termini di quel che egli definisce una “rivoluzione ontologica”. In virtù di ciò, il pensatore rintraccia lo specifico del fenomeno della vita e individua nelle forme viventi una scala naturae di complessità, auto-trascendimento e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A razão unidimensional e as razões para a transformação da história: a arte entre Hegel e Marcuse.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2011 - Intuitio 4 (2):183-196.
    O presente trabalho constrói uma ponte teórica entre Hegel e Marcuse, com intento de demonstrar a possibilidade de transformações históricas concretas, oferecida pela experiência estética. Tendo como paradigma a sociedade administrada, procurou-se estabelecer, a partir de Marcuse e Hegel, um caminho que demonstra como o indivíduo plasma a razão na história, o que pressupõe uma ação libertadora consciente. Todavia, em uma sociedade unidimensional, não há abertura para outras dimensões e, portanto, a razão unidimensional se torna totalitária, paralisando a história. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. (2 other versions)Croatian Philosophers I: Hermann of Dalmatia (1110–1154).Stipe Kutlesa - 2004 - Prolegomena 3 (1):57-71.
    The article includes a short biography of Hermann of Dalmatia and gives an account of his translations and philosophical and scientific work. In order to have a better understanding of Hermann’s philosophy, a reminder of Greek and Arabic philosophy of nature, on which he relies in his interpretation of the world picture, needs to be presented. Cosmological models by Plato, Aristotle, Eudoxus, Heraclides of Pont, Apollonius of Perga, Hipparchus, Ptolemy, and the Arab scientist Abu Ma’shar, are presented. The main focus (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Michel Foucault: Devir Do Pensamento E Multiplicação De Práticas.Gustavo Ruiz da Silva (ed.) - 2023 - Campinas, SP - Brasil: Editora Pontes.
    > Tradução do Livro (colaboração com Maurício Pelegrini): Michel Foucault: Devir Do Pensamento E Multiplicação De Práticas (Editora Pontes, 2023) ||| o Capítulo (Inglês – Português): Foucault e a genealogia do saber moderno sobre a sexualidade: De São Paulo às Confissões da Carne | Autor: Daniele Lorenzini ||| Capítulo (Inglês – Português): Os Sujeitos do Capitalismo: De Marx a Foucault | Autor: Johana Oksala ||| o Capítulo (Inglês – Português): A práxis filosófica de Michel Foucault: Sobre o devir da crítica (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A influência de Gustav Radbruch no Direito brasileiro das Obrigações.Lucas Frederico Rodrigues Seemund & Natan Ben-Hur Braga - forthcoming
    A presente pesquisa em desenvolvimento tem como propósito demonstrar por meio da interpretação das concepções filosóficas a influência de Gustav Radbruch tendo como ponto de partida o direito das obrigações. Por meio da análise da obra Filosofia do Direito, entende-se a perpetuação do autor como uma ponte para a compreensão dos conceitos de personalidade, propriedade e contrato, tendo como fundamento sempre as bases do direito alemão.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. La confiance et le rapport aux normes : le problème de la méfiance face à la différence.David Robichaud - 2012 - Les ateliers de l'éthique/The Ethics Forum 7 (1):234-252.
    Nous proposons dans ce texte une hypothèse explicative de la méfiance plus grande observée entre des individus différents les uns des autres sur un aspect identitaire jugé pertinent par ceux-ci. Nous débutons par présenter une esquisse de définition de la confiance et nous plaçons les normes de rationalité et de moralité au centre de cette définition. Nous faisons confiance à autrui pour qu’il respecte certaines normes explicites ou implicites. Cette définition nous permet d’éviter deux écueils : celui de considérer qu’il (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Pourquoi délibérer ? Du potentiel épistémique à la justification publique.Marc-Kevin Daoust - 2016 - Philosophiques 43 (1):23-48.
    Cet article a deux objectifs. Le premier est de montrer pourquoi l’argument instrumental en faveur de la démocratie est insuffisant pour justifier la délibération politique. Si notre but est l’optimisation du potentiel épistémique d’un régime politique, et que des approches agrégatives et inférentielles (sans délibération) atteignent cet objectif, alors nous ne pouvons plus justifier la délibération sur cette base. Ce problème peut être contourné en reprenant une distinction de Daniel Andler. Pour ce dernier, le groupe délibératif se distingue du groupe (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46. LES MOTS ONT LE POUVOIR - ALEXIS KARPOUZOS.Alexis Karpouzos - manuscript
    À l'aube de la troisième décennie du XXIe siècle, l'existence de l'humanité est devenue hautement périlleuse. Nous abattons nos forêts, épuisons nos aquifères d'eau douce et perdons nos sols vitaux. Nous enlevons la vie de nos océans et la remplaçons par des centaines de millions de tonnes de déchets plastiques. Nous inondons notre environnement de produits chimiques industriels toxiques. Notre pollution est à l'origine du changement climatique qui provoque des vagues de chaleur, des sécheresses et des incendies de forêt qui (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Gametogênese Animal: Espermatogênese e Ovogênese.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    GAMETOGÊNESE -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva Instituto Agronômico de Pernambuco Departamento de Zootecnia – UFRPE Embrapa Semiárido -/- • _____OBJETIVO -/- Os estudantes bem informados, estão a buscando conhecimento a todo momento. O estudante de Veterinária e Zootecnia, sabe que a Reprodução é uma área de primordial importância para sua carreira. Logo, o conhecimento da mesma torna-se indispensável. No primeiro trabalho da série fisiologia reprodutiva dos animais domésticos, foi abordado de forma clara, didática e objetiva os mecanismos de diferenciação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Nutrição e Suplementação Mineral de Bovinos de Corte.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    INTRODUÇÃO -/- A produção bovina no Brasil é fundamentalmente em condições de pastoreio, isto é, à pasto. Dado que as pastagens e as forragens não suprem as exigências minerais dos bovinos, principalmente na seca, a suplementação mineral desses animais torna-se uma prática essencial e obrigatória para obtenção de êxito na produção de carne e leite. Negligenciar os requerimentos minerais dos bovinos pode levar ao aparecimento de alterações metabólicas diretamente relacionadas com o desempenho produtivo do rebanho, além de complicações mínimas ou (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Reflexões sobre a arte contemporânea à luz da Teoria da Formatividade de Luigi Pareyson.Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas - 2013 - Dissertation, Faculdades São Bento, Brazil
    A proposta é construir uma ponte de intersecção entre os pensamentos de Pareyson, Aristóteles e Platão, e, ancorando-a nos conceitos cunhados na Teoria da Formatividade, expor como o filósofo italiano relê as problemáticas colocadas pelos filósofos gregos antigos e de que maneira esta interseção de pensamentos e conceitos contribuem para a reflexão sobre Arte na atualidade e em particular para a análise da produção pictórica de Gerhard Richter.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Reflexões sobre a arte contemporânea à luz da Teoria da Formatividade de Luigi Pareyson.Lucia Ferraz Nogueira S. Dantas - 2013 - Dissertation, Faculdades São Bento, Sp, Brazil
    A proposta é construir uma ponte de intersecção entre os pensamentos de Pareyson, Aristóteles e Platão, e, ancorando-a nos conceitos cunhados na Teoria da Formatividade, expor como o filósofo italiano relê as problemáticas colocadas pelos filósofos gregos antigos e de que maneira esta interseção de pensamentos e conceitos contribuem para a reflexão sobre Arte na atualidade e em particular para a análise da produção pictórica de Gerhard Richter.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 53